domingo, 30 de agosto de 2009

História - aula do dia 31.08

História - 3ª Unidade - Síntese do que estudamos
 I Capítulo: Primeiro Reinado




Em 1822, D. Pedro declarou a independência do Brasil em relaçãoa Portugal e assumiu o poder. Ele recebeu o título de imperador D. Pedro I. Com isso teve início o período da monarquia brasileira.

II Capítulo: No Tempo dos Regentes




Com a renúncia de D. Pedro I em 1831 seu filho Pedro de Alcântara deveria assumir o trono do Brasil, porém o herdeiro com apenas 5 anos de idade não tinha condições de governar.


III Capítulo: Segundo Reinado


Mesmo com a repressão do governo regencial, as revoltas continuaram. Por isso, alguns deputados e senadores propuseram de D. Pedro de Alcântara assumisse o poder antes mesmo de completar 18 anos, como estava na constiuição.


IV Capítulo: A Vida na Capital

Durante o governo de D. Pedro II, que durou de 1840 a 1889, o Rio de Janeiro continuou sendo a capital do Brasil. La viviam o rei, os ministros, que governavam o país.
Os escravos carregavam em caixas de madeira os dejetos de cada casa para jogá-los no mar.



V Capítulo: Em Outras Cidades
Na cidade baixa as ruas eram estreitíssimas, acidentadas e muito mal pavimentadas. A vala de esgoto estava situada no meio da rua, o que fazia com elas fossem muito sujas.
Na cidade alta as ruas eram pavimentadas. Isso permitia o uso de carruagens e bondes puxados por animais.



VI Capítulo: Cai o Império

A expansão do café e o crescimento das cidades ocasionaram o fortalecimento de alguns grupos sociais como grandes fazendeiros de café, que investiam também em bancos e indústruias.
Em 1870, um desses jornais publicou um documento discutido por esses grupos chamados MANIFESTO REPUBLICANO.Sua principal proposta era que as províncias tivessem liberdade para tomar algumas decisões sem depender do governo do Rio de Janeiro.

Um comentário: